“De acordo com os dados divulgados recentemente pelo Eurostat, os Açores foram a Região Ultraperiférica (RUP) da União Europeia com a menor taxa de desemprego, com apenas 8,6% de desempregados, no final de 2018”, adiantou Carlos Silva. O Deputado do PS/Açores explica que “este valor assume maior importância quando comparado com outras RUP-UE, como as Ilhas Canárias (Espanha), com uma taxa de desemprego de 20,1% (mais do dobro), ou Maiote (França), com 35,1% (quatro vezes mais)”.
O Deputado Socialista Carlos Silva considera que “é de enaltecer o desenvolvimento económico e social da Região Autónoma dos Açores, num contexto mundial altamente competitivo, até porque é reconhecido por todos que as Regiões Ultraperiféricas da UE enfrentam enormes desafios devido ao seu afastamento geográfico, à insularidade e à pequena superfície, entre outros fatores”.
Carlos Silva destacou ainda que “as estatísticas apresentadas pelo Eurostat, entidade certificada a nível Europeu, comprovam, uma vez mais, que o novo ciclo de crescimento económico que se vive nos Açores, com o PIB a crescer acima dos 2% ao ano, além de gerar riqueza, tem permitido criar emprego, de forma sustentável”.
“É ainda de assinalar a sustentabilidade das finanças publicas regionais, mas sobretudo, a notável recuperação da taxa de desemprego nos Açores, que nos últimos quatro anos, reduziu para metade, de 18% para 8,6%, retirando assim do desemprego milhares de Açorianos”.